AMATRIZ ANUNCIA A 3° TEMPORADA DOS IN5ANOS EM SP

Ano passado, 2021, eu – Amanda Reis, diretora, produtora e atriz - tive um insight sobre o que seria a minha próxima produção teatral, observei o público de São Paulo – SP e cheguei a conclusão que ele aceitaria muito bem um projeto de comédia, onde fosse possível interagir com os atores, saindo de um estado de contemplação para um estado ativo participando da peça. Essa proposta para o método de Jerzy Grotowski é essencial e todo diretor deve acrescentar e cuidar da relação da platéia com os atores, assim o teatro realmente é vivo e social.



Seguindo esse pensamento, desenvolvi a estrutura de um show de humor e improviso onde o público participa do espetáculo sugerindo temas para os atores dentro do sistema da impro, e que ao longo das temporadas o espetáculo pudesse receber convidados especiais e também fazer parte da programação de outras casas como teatros, bares e restaurantes. A partir de todas essas ideias, foi criado o projeto: Os In5anos – Espetáculo de humor e improviso.

Para o show, foi necessário um mês de casting e quatro meses de ensaio dentro do espaço Amatriz Produtora que na época estava em reforma, e sabendo dessa dificuldade, adaptei uma proposta e sugeri aos atores ensaios livres em uma praça bem próximo ao espaço, afim de experimentar exercícios e jogos com a interação do público espontâneo, um super desafio! É criatividade e inteligência que se fala né ?!

Elenco e espetáculo formado, os in5anos teve a sua estreia e recebeu ainda em 2021 uma platéia maravilhosa de amigos, atores, professores e admiradores da arte teatral, na pequena e confortável sala do espaço Amatriz Produtora, junto ao lounge bar com comidinhas e bebidas deliciosas.

Atualmente OS IN5ANOS conta com um novo elenco e assistência de direção, mas mantém, é claro, a essência das duas primeiras temporadas, para alcançar novos desafios e desenvolver ainda mais o projeto. A estreia da nova temporada está prevista para o primeiro semestre de 2022 em FEVEREIRO.


CONFIRA O BATE-PAPO COM O NOVO ELENCO:


Aime: Amanda Torlai como você espera que seja a nova temporada dos In5anos, agora como atriz e assistente de direção?


Atriz improvisadora: Espero que a 3° temporada mostre a evolução dos atores perante a 1° e a 2° temporada, e que fique evidente as mudanças e um novo olhar comigo ajudando na direção.


Aime: Pedro Rudá, após a saída de dois membros dos In5anos, você acha que em pouco tempo vocês conseguem apresentar algo novo?


Ator improvisador: Temos total capacidade de mostrar algo novo. Será um desafio para o grupo, porém estamos nos dedicando e a entrada de alguém novo sempre traz uma nova energia. Os membros mais antigos agora já têm uma experiência e química maior e com isso vem uma grande liberdade para não ficar preso ao formato.


Aime: Filipe Miller, você considera o improviso um estilo difícil de trabalhar como ator? Quando você está no palco como você encara a plateia?



Ator improvisador: Sim, muito difícil. Você precisa estar ligado 100℅ do tempo, se você se distrair um segundo, você perde a piada da cena, o ritmo da cena. Eu procuro não pensar muito neles como platéia e sim como meus amigos, assim não fico tão nervoso.




Aime: Vinicius, como músico e como ator improvisador quais são suas expectativas e o que você está se sentindo com a sua estreia?


Ator improvisador: Estou tendo a chance de jogar e estar em contato com muita gente legal e no fundo atuar é sempre isso, seja comédia, drama, improviso ou texto . Como também sou músico ainda tem o plus de colocar a música em cena, que é quase um improviso de atuação mas com o violão em vez do corpo. Em relação a estreia estou sentindo um óbvio pavor e ao mesmo tempo uma vontade enorme de estar logo com todo mundo. Minha expectativa é terminar o espetáculo inteiro sem ter que pular da janela por ter feito alguma piada muito ruim, me divertir com os colegas e que o público se divirta tanto quanto a gente.



Aime (pergunta para todo o elenco) : Qual a importância do humor na vida de vocês? O teatro de improviso é um projeto importante para a cena teatral?


Rudá: O humor vem para iluminar. Já dizemos inúmeros "nãos" no dia a dia que nos limitam e nos deixam inseguros. O improviso é a terra onde o sim é a base, e se deixar afetar pela imaginação que tanto ignoramos também. Já o teatro de improviso é essencial para o fazer teatral, o lugar de onde vem a espontaneidade, a essência e o instinto dos atores.

Amanda:

O humor pra mim sempre esteve presente desde que eu era criança. Desde muito nova eu já imitava personagens de programas que via com meus pais e eu sempre fui a "palhaça" do grupinho de amigos.

O teatro de improviso é muito importante para a cena teatral, o improviso é uma grande porta para o ator, no improviso você aprende a lidar com qualquer situação, até mesmo

se você estiver com uma peça de texto, com a prática do improviso isso pode ser uma carta na manga para imprevistos em cena.

Filipe Miller:

Na minha vida o humor é presente o tempo todo e isso é muito importante porque assim eu consigo mudar o dia de algumas pessoas com apenas com um sorriso. O teatro de improviso é super importante, você aprende muitas técnicas que podemos levar para o teatro tradicional, como ritmo de cena, saber lidar com seus erros, não travar e principalmente aceitar a proposta do seu companheiro de palco. Na minha opinião todo ator deveria fazer um curso de improviso.


Inscreva-se no blog e siga as redes sociais do elenco para ficar por dentro da estreia e das novidades:


@amatriz_produtora

@aimereiss

@amandatorlai

@filipemiller_

@ph_ruda

@vinicius.barreiras



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo