O Arqueiro Zen e o Trabalho do Ator

O Japão é conhecido por suas tradições e disciplinas, exerce uma ótima influência para quem admira esses fundamentos. Dentro da Arte do Arqueiro, podemos ter a noção do quão superficial é o conhecimento ocidental sobre a cultura oriental.

(Imagem ilustrativa do Japão)

O livro " A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen" de Eugen Herrigel, tem muito para ensinar, principalmente sobre a jornada e não sobre o objetivo. O arqueiro japonês é ensinado desde cedo a treinar sua técnica e não para acertar o alvo. Para acertar o alvo, é necessário ter sincronia entre corpo e a mente, atingindo um estado quase inconsciente. Durante os exercícios do arqueiro, o corpo é trabalhado como uma máquina e é ensinado a trabalhar os movimentos em constante repetição. Esse processo possibilita ao arqueiro a encontrar aquele ponto inconsciente, sem raciocinar.



A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen (Eugen Herrigel)

Os atores são ensinados na escola dramática a criar uma disciplina, caso ele não crie essa auto percepção estará prejudicando todo o seu processo. Como atores, precisamos atingir um estado mental semelhante ao do arqueiro. Os pontos em comum do arqueiro e do ator, se estreitam quando o ator percebe que o seu processo é tão importante quanto o lugar onde chegará... Ou seja, não adianta realizar uma única vez a melhor apresentação do mundo e nas outras não alcançar esse mesmo ponto, assim como o arqueiro não pode dar um tiro perfeito e não ser capaz de repetir o mesmo efeito.



O processo possibilita entender os mecanismos utilizados para alcançar nossas emoções assim como o tiro ao alvo. O livro também abrange a concentração e foco em pequenas ações que se pararmos para refletir, possuem uma potência enorme.


A Arte Cavalheiresca é um prato cheio não só para atores, mas, para aqueles que buscam o auto conhecimento. Dentro da obra de Eugen Herrigel somos imersos nas tradições, e entendemos o quanto podemos aprender com o estudo de outras culturas, não apenas os eixos ingleses.

A Arte Zen pode ser praticada e aperfeiçoada por todos, basta ter vontade.

Pedro Rudá - Ator

E-mail: pedrohferreira227@gmail.com Instagram: @ph_ruda (11) 95947-2564

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

       Rua da Graça n° 243, sala 31     
São Paulo -SP (metrô tiradentes)

(11) 96085-5533

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now